Mais Educação






Fundamentos do Judô

Fundamentos
A pratica do judô é dividida em várias etapas: desde o aquecimento até as técnicas usadas nas lutas, que além da aplicação dos golpes inclui também outros métodos como uma velocidade adequada para atacar, a pegada correta no judogui, a defesa, a postura, o deslocamento, a queda e entre outros...

O aquecimento (jumbi-taiso):deve ser feito tanto antes do treino quanto antes das competições... fundamental para um ótimo treino e uma luta melhor preparada. Costuma-se começçar por exercícios do pescoço e em seguida os da perna, mas são vários os tipos, o importante é você não se cansar demais num aquecimento antes de uma luta princialmente antes de um campeonato pois não terá energia suficiente para lutar, ou seja: apesar de tudo não pode ser um aquecimento muito pesado.
Agarramento do judogui (Kumi-Kata): tradicionalmente a pegada "correta" seria a mão direita segurando a gola do lado esquerdo do uke (oponente);e sua mão esquerda segurando a manga (na altura do cotovelo) do braço direito do judogui do uke. Mas para os canhotos é normal fazer a pegada ao contrário, ou até mesmo as duas mão segurando a gola (uma de cada lado)sendo algumas restrições: não pode-se segurar com ambas as mãos do mesmo lado do judogui do oponente por mais de 5 segundos sem atacar; e não introduzir a mão no interior do kimono do uke [caso realizado tais atos será resultado em shido(falta)]
Pegadas na posição natural:
> MIGUI- KUMI: pegada na posição natural direita
> HIDARI- KUMI: pegada na posição natural esquerda
Deslocamento (Shintai): Geralmente procura-se não dar passos largos devido ao desequilíbrio, agilidade e leveza são itens fundamentais ao deslocar-se. Deve estar sempre "leve e solto" para que não peca tempo em relaxar para atacar, além do mais o uke poderá perceber antes de você atacar caso você já não esteja "em postura de ataque"- deduz-se não ser possível uma boa aplicação se em estado "duro e pesado". Procure deslocar sem dar passos e sim deslizando o pé sobre o tatami, jamais cruze as pernas eprocure não manter o seu peso sobre os calcanhares
Definições:

> AYUMI- ASHI: passos normais
>TSUGUI- ASHI: pés se sucedendo (um pé vai ao encontro do outro)
>SURI- ASHI: pés se deslizando
>TAI- SABAKI: deslocamento do corpo
O tai- sabaki: É uma rotação e um deslocamento leve das pernas, usado tanto no ataque como na defesa durante uma luta e indispensável na aplicação de vários golpes como por exemplo o "TAI OTOSHI" e MUITOS outros.
O desequilíbrio (kuzushi): É fundamental aplica-lo antes de um golpe, primeiro você desequilibra o Uke e depois ataca numa sequência com o máximo de velocidade possível, para que após o desequilíbrio você possa atacar antes que o adversário volte para posição normal. O kuzushi também é usado quando o seu adversário irá te atacar e você pode aproveitar a direção em que ele irá te jogar e empurrá-lo para mesma direção dando desequilíbrio ultilizando a FORÇA DO ADVERSÁRIO para derrubá-lo para a mesma direção em que ELE ia te derrubar.
A construção do movimento (Tsukuri): Deve ser efetuada com velocidade após o kuzushi, para a derrubada do adversário. É uma parte muito importante, onde exige muito treino para saber-se realmente o que se está fazendo na hora da luta.
A projeção (Kake): É o ato de projetar, é a aplicação de um movimento que conclui o kuzushi e o tsukuri.
UKEMI (queda): É a parte final, que encerra toda a seqüência de ataque, mas obviamente será efetuada pelo o Uke que estará recebendo o golpe. São várias as quedas:
Para frente: MAE UKEMI
Para o lado: YOKO UKEMI
Para tráz: USHIRO UKEMI
Rolamentos: ZEMPO- KAITEM- UKEMI (é como uma cambalhota mas há uma queda após o rolamento)
Todas exigem um total treino pois a queda também é muito importânte, uma queda mal feita pode resultar em um braço quebrado ou qualquer outra fratura indezejada.
OBS: Tori:é quem está atacando; Uke: é quem está recebendo o golpe.